segunda-feira, 13 de março de 2023

Ainda bem que não gostamos dos mesmos bolos!

bolo negro.jpg



Sinopse:


Os irmãos Byron e Benedetta não se veem há oito anos, mas a súbita morte da mãe obriga-os sentarem-se finalmente à mesma mesa. Eleanor deixou-lhes um bolo no congelador com a críptica instrução de que o deverão partilhar «na altura certa».
Para além do bolo, uma homenagem às origens caribenhas da família, há ainda uma longa gravação áudio que abre com uma revelação impensável: Byron e Benedetta têm uma irmã.
Este, porém, é apenas o primeiro dos muitos segredos que a mãe quer agora, depois de morta, revelar, na esperança de emendar alguns erros do passado.



Livros em Gifs e Png (38) (1).gif


Opinião:  


Este é o livro de estreia desta autora e, apesar de ter gostado da escrita simples e fluída, não fiquei fã dos personagens que vão sendo introduzidos, rapidamente, ao longo da história, em capítulos demasiado curtos, entre o passado e presente.


O bolo negro é um bolo feito com rum e frutos secos e a receita passa de geração em geração. Uma ligação familiar que dá sabor ao enredo.

Nesta história familiar,  que decorre entre as Caraíbas, passando pelo Reino Unido e pelos EUA, existem segredos e um mistério relacionado com um crime, mas, na minha opinião, surgem demasiados personagens, muitos recomeços e desencontros que são pouco credíveis. Uma miscelânea, que não confere qualquer densidade à história em si, uma vez que não há um aprofundamento.


Fazendo, aqui, uma analogia, é como se houvesse necessidade de juntar mais um ingrediente, depois mais outro, e mais outro, "batendo bem", e surgisse uma história sobre vários temas (racismo, amizade, liberdade e multiculturalismo).

Vou mais longe, ainda, e atrevo-me a dizer que este "bolo" saiu algo queimado - mas se calhar é culpa minha, porque, enquanto leitora, interpretei a receita à minha maneira.


Ainda bem que não gostamos todos dos mesmos bolos, digo livros!


 


5 comentários:

imsilva disse...

Se dúvida! Quantas vezes um livro que nos disse tanto, não diz nada a outros. 

editepf disse...

Verdade 

sweet disse...

estou curiosa para ler 

editepf disse...

Este livro tem tido boas críticas, mas ainda bem que há um livro para cada leitor (e bolos também). 

Marcia disse...

A mim também não me cativou muito... houve momentos que não tive vontade de continuar. Houve partes que gostei. Estava com expetativas altas com este livro e fiquei desiludida.