
Ler é uma forma de nos ajudar a pensar melhor. A vida, a agitação, a rotina, e a necessidade de obter coisas mais rapidamente, torna-nos dependentes das novas tecnologias, especialmente no que às redes sociais diz respeito. Acho mesmo que o meu vício das redes sociais está para o das batatas fritas, porque ambos satisfazem uma necessidade num determinado momento e só prejudicam: um porque engorda, o outro porque deixa-me sem tempo para nada.Optei, então, por não comer batatas fritas e colocar um alterta no facebook. Escolhi mudar. Escolhi ter consciência do que quero.
Depois de refletir sobre este assunto, algo comezinho, acordei .Se algo me preocupa, verdadeiramente, não é a minha dieta, nem o tempo que passo nas redes sociais, mas a mudança de paradigma no estilo de vida que poderá ditar o fim dos livros. As pessoas querem a informação rapidamente e já não perdem tempo a ler.
Fecham livrarias. As editoras entram em falência. Acabam os livros. As tecnologias evoluem. O Homem é substituído por máquinas. E elas pensam por nós.Continuamos a ignorar os sinais e a vida continua no seu ritmo acelerado.
Ler é uma forma de nos ajudar a pensar melhor e os livros são os nossos professores.
A dura lição será quando as tecnologias vencerem.
Por favor, leiam!
18 comentários:
Concordo contigo, ler é uma actividade que nos faz "desacelerar".
Eu, o ano passado, encerrei a minha conta do facebook e, acredita, sinto-me muito melhor desde então.
Se depender de mim, os livros não acabam nunca! :)
Praticamente respondeu ao meu pedido de ajuda do porquê de ser viciada em ler, quanto aos livros estarem em vias de extinção,suscitou-me tantos pensamentos, que vou ter que os pôr num post. Obrigada
Concordo. Eu não substituo os livros pelas redes sociais. Adoro ler!
Não sei viver sem os meus livros ... os meus livros feitos de folhas , em que é necessário virar a página e cheiram a livros ...
A leitura nunca é só uma forma de obtenção de informação.
É uma estimulação criativa que não conseguimos alcançar com as letras grandes das redes sociais... :-)
Eu adoro livros- neles vivo muitas histórias e folheio vidas
Sim concordo contigo, HD.
Eu gosto de usar livremente a criatividade e isso só encontro lendo livros.
Por isso é que me perco sempre nas leituras... e demoro muito a terminar um livro :-)
Já perdi algum (muito) tempo nas redes sociais e só dei conta da dimensão do problema quando coloquei um limite de tempo de 30 minutos.
Ainda bem que há pessoas, como tu, que já se aperceberam de que ler é muito melhor para se abstrair do dia-a-dia, da rotina e do stress diário.
Ler é uma terapia maravilhosa, melhor que muitos remédios, para a qual basta escolher o livro certo naquele momento.
Olha, nem se depender de mim, até estou a armazenar vários nas estantes para ler um dia destes (ou na reforma, se chegar lá)
Eu ainda não encerrei o facebook, mas já tive vontade disso. Resolvi colocar um tempo limite e isso tem dado resultado. Passo menos tempo e tenho mais tempo para fazer o que realmente gosto: LER.
Tens demasiada criatividade
Olá! Adoro ler, ler livros!! A minha mesa de cabeceira tem sempre 1 ou 2 livros. Não há uma noite que não leia umas páginas! Tudo de bom!
Eu sou das que não substitui as redes sociais por uma boa leitura, a ponto das minhas estantes estrem à pinha.
Confesso que só há uma coisa que supera a leitura... a fotografia!
Voltei de novo para lhe dar os parabéns pelo destaque.
Isso é coisa que não existe: demasiada! :-)
Enviar um comentário